blog
Compra e venda de precatórios beneficia cidadãos, empresas e a economia
27 de junho de 2022
O COVID-19 provocou a recessão global mais profunda em décadas.
Embora o resultado final ainda seja incerto, a pandemia resultará em contrações na grande maioria dos mercados emergentes e nas economias em desenvolvimento.
As prioridades políticas imediatas são aliviar os custos humanos e atenuar as perdas econômicas de curto prazo. Diante desse cenário, a união de esforços na luta para superar essa situação de emergência em saúde pública e na economia, poderiam ter um aliado se os governos estaduais e municipais honrassem seus débitos com os títulos públicos chamados de precatórios.
Muitos desses credores são pessoas idosas que não podem esperar para receber o que lhes é devido.
A fim de agilizar esses pagamentos, a venda de precatórios tornou-se uma prática permitida pela Constituição Federal.
E para quem é credor de precatórios estaduais e municipais, um dos caminhos mais viáveis devido a essa insuficiente capacidade de pagamento dos entes governamentais, é a venda do seu crédito para empresas especializadas nesse processo.
Mas e agora, como eu faço isso?
PRECATÓRIOS MOVIMENTAM A ECONOMIA
Sabemos que o perdedor inequívoco nesse cenário todo é a sociedade, que perde com a situação de insegurança jurídica e a economia que por sua vez poderia ter esses valores circulando no mercado e aquecendo assim os setores de negócios.
Por isso, a possibilidade de compra e venda tem sido uma das principais alternativas diante dos frustrantes e longos atrasos nos pagamentos.
E o processo é ágil, o credor poderá ceder, total ou parcialmente, seus créditos em precatórios a terceiros, independentemente da concordância do devedor.
Nesse caso, o credor de precatório já vencido pode vender seu crédito por meio de cessão de uma escritura pública para uma terceira pessoa.
Outra possibilidade é um terceiro, como empresas com débitos tributários, comprarem seu crédito de precatório com bons descontos e, logo após, requerer sua compensação.
E essa cessão de precatórios somente possui efeito após petição protocolizada, junto ao tribunal de origem e à entidade devedora.
Todos esses procedimentos exigem atenção jurídica especializada, a fim de informar aos credores o cálculo e o valor correto dos descontos.
CONHECIMENTO DO MERCADO DE COMPRA E VENDA DE PRECATÓRIOS É FUNDAMENTAL
E a melhor parte disso tudo é que você não precisa da intervenção de um banco, nós, da Sul Investimentos – empresa especializada na compra e venda desses títulos há 20 anos, assumimos os demais protocolos do negócio e compramos o seu precatório com a melhor precificação do mercado.
Nossas expertises incluem a área do direito previdenciário até o setor de investimentos, oferecendo segurança jurídica e risco zero em toda e qualquer operação, seja para pessoas físicas ou empresários.
Então, caso você esteja pensando em abandonar a “fila dos precatórios” e receber imediatamente o pagamento do valor negociado e mais, ter seu capital à mão para investir da forma que quiser, escolha segurança, qualidade e transparência na compra e venda de precatórios.
Acesse nossa página do facebook e saiba mais sobre a compra e venda de precatórios.